Gestão e salvaguarda do património arqueológico

o caso da Universidade de Évora (Portugal)

Autores

  • Leonor Rocha
  • Jorge de Oliveira
  • André Carneiro

Palavras-chave:

Salvaguarda Arqueológica, Património, Universidade de Évora, Portugal, Archaeological Safeguard, Patrimony, Évora University

Resumo

Interessou-nos, para o presente estudo, as questões inerentes à arquitetura dos edifícios que hoje pertencem à Universidade de Évora, e que desde 1979 tiveram várias obras de requalificação com o intuito de melhorar instalações,  acessibilidades, colocar e/ou remodelar infraestruturas ou outro tipo de apoios. De salientar que a maioria das obras ocorridas nestes espaço[s] até aos finais do séc. XX, apesar de terem envolvido modelações do terreno (como no Jardim de Granito), encerramento de noras/poços, abertura de valas para passagem de tubagens e cabos, não tiveram qualquer acompanhamento arqueológico. Pretende-se assim, por um lado recuperar memórias perdidas e, por outro, dar conhecimento dos resultados obtidos com os acompanhamentos arqueológicos realizados nos últimos anos, em edifícios da Universidade de Évora.

 

We are interested, for the present study, the issues inherent to the architecture of these spaces that today belong to the University of Évora, and that since 1979 have had several works of requalification with the intention of improving spaces, accessibility, to place and / or remodel infrastructures or other type of supports. It should be noted that most of the works that took place in this space until the end of the 19th century. XX, in spite of the fact that they involved land modulations (such as in the Granite Garden), the closing of wells, the opening of ditches for the passage of pipes and cables, did not have any archaeological accompaniment. We aim, on the one hand, to recover lost memories and, on the other hand, to give knowledge of the results obtained with the archaeological accompaniments realized in recent years, in buildings of the Évora University.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>