v. 1 n. 1 (1): Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: Da Pré-História à Proto-História

Capa das Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: Da Pré-História à Proto-História

Estratégias de Povoamento

Ao iniciar a série de Congressos temáticos “Arqueologia de Transição”, procurámos desafiar os investigadores a apresentarem dados que, dentro das temáticas propostas, contribuam para o esclarecimento da evolução das sociedades antigas.

Assim, depois de um Iº Congresso dedicado ao Mundo Romano e do IIº dedicado ao Mundo Funerário, considerou-se pertinente realizar um IIIº Congresso dedicado às Estratégias de Povoamento, abarcando um amplo quadro cronológico que se iniciava na Pré-História e se podia estender até à atualidade.

Procurando investigar temas tradicionais mas, também, incentivar a apresentação de novas temáticas e metodologias que, no fundo, pretendem trazer novos olhares sobre o nosso passado recorrendo, para isso, às novas tecnologias, este III CIAT focou-se nas Estratégias de Povoamento tendo, por um lado, os novos dados obtidos através do uso de novos métodos e equipamentos aplicados à Arqueologia e, por outro, analisou, de forma diacrónica, os espaços preferenciais de implantação dos sítios e vias de comunicação.

Publicado: 2017-10-02

Número Completo

Articles