Revisão da Carta Arqueológica de Avis

novos desafios na gestão do património arqueológico e na sua afirmação nas dinâmicas locais

Autores

  • Ana Cristina Ribeiro Centro de Arqueologia de Avis.

Palavras-chave:

Património Arqueológico, Recurso Territorial, Instrumentos de Gestão e Planeamento, Carta Arqueológica, Revisão do PDM

Resumo

O Centro de Arqueologia de Avis elaborou, no âmbito do Relatório do Estado do Ordenamento do Território, o diagnóstico do património arqueológico do concelho, sublinhando a necessidade de se regulamentar a avaliação e a intervenção preventivas.

Neste contexto, a revisão da Carta Arqueológica de Avis constitui uma prioridade, permitindo uma actualização de dados, assim como a identificação de aptidões e uma avaliação de possíveis interferências sobre o património.

A Carta Arqueológica assume um papel determinante enquanto instrumento de gestão, planeamento e ordenamento do território, cujo enquadramento e regulamentação passa pela sua integração no Plano Director Municipal de Avis.

Tendo por base o actual quadro de referência do património arqueológico, apresentam-se as linhas orientadoras que determinam o processo em curso de revisão da Carta Arqueológica de Avis, assim como uma reflexão sobre as opções estratégicas e os procedimentos metodológicos e técnicos a adoptar na implementação de medidas de salvaguarda no âmbito do PDM.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Edição

Secção

PARTE III - Espaços e Espólios