Revisão da Carta Arqueológica de Avis
novos desafios na gestão do património arqueológico e na sua afirmação nas dinâmicas locais
Mots-clés :
Património Arqueológico, Recurso Territorial, Instrumentos de Gestão e Planeamento, Carta Arqueológica, Revisão do PDMRésumé
O Centro de Arqueologia de Avis elaborou, no âmbito do Relatório do Estado do Ordenamento do Território, o diagnóstico do património arqueológico do concelho, sublinhando a necessidade de se regulamentar a avaliação e a intervenção preventivas.
Neste contexto, a revisão da Carta Arqueológica de Avis constitui uma prioridade, permitindo uma actualização de dados, assim como a identificação de aptidões e uma avaliação de possíveis interferências sobre o património.
A Carta Arqueológica assume um papel determinante enquanto instrumento de gestão, planeamento e ordenamento do território, cujo enquadramento e regulamentação passa pela sua integração no Plano Director Municipal de Avis.
Tendo por base o actual quadro de referência do património arqueológico, apresentam-se as linhas orientadoras que determinam o processo em curso de revisão da Carta Arqueológica de Avis, assim como uma reflexão sobre as opções estratégicas e os procedimentos metodológicos e técnicos a adoptar na implementação de medidas de salvaguarda no âmbito do PDM.